FACC/UFRJ, II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2011

Tamanho da fonte: 
Análise da Logística Reversa dos Materiais Recicláveis e seus Principais Atores: um Enfoque na Inclusão Social dos Catadores de Recicláveis.
Christina Bassani, Ana Paula Silva de Oliveira, Noemi Fabrício dos Santos, Rodrigo Silva de Oliveira, Magda Zeraik Barreto

Prédio: Faculdade de Economia e Finanças IBMEC
Sala: Sala 2
Data: 2011-10-14 11:00  – 12:30
Última alteração: 2011-09-25

Resumo


A reciclagem do PET vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas, governamentais e sociais porque o Brasil é um dos principais recicladores de plástico no mundo, mas a base de trabalhadores que sustenta essa posição brasileira é constituída por catadores. Questionou-se então sobre os motivos pelos quais o processo de reciclagem no Brasil ainda não evoluiu o suficiente de forma a possibilitar a inclusão social destes catadores. Para responder a esta questão o objetivo foi discutir a importância dos principais atores do processo de reciclagem do PET frente à problemática da inclusão social dos catadores. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva, com procedimento técnico através de revisão bibliográfica. Os resultados apontaram que os catadores trabalham em condições adversas, na informalidade e com baixa remuneração. O governo poderia investir em coleta seletiva, redução de tributos e em campanhas para conscientização da população que necessita engajar-se totalmente neste processo. As empresas recicladoras utilizam muitos recursos para a descontaminação do PET, já que grande parte vem dos lixões. Concluiu- se que se houver maior interação ente os atores do processo de reciclagem, haveria maior dinamização do processo de reciclagem e com conseqüências positivas para toda a cadeia, incluindo os catadores, que passariam a integrar as cooperativas e os centros de triagem, deixando assim a informalidade.


Texto completo: PDF